top of page

Depoimentos

1º Saúde em Libras Paulo Afonso: na medicina


Na qualidade de estudante do curso de medicina, ao participar do curso “Saúde em Libras” realizado na cidade de Paulo Afonso, vivenciei situações que me fizeram refletir na conduta de acolhimento e atendimento ao paciente portador de alguma deficiência, seja ela: física, mental, auditiva ou visual. Ao participar de uma simulação de consulta a um paciente com comprometimento motor e na fala, porém com a integridade mental, visual e auditiva preservadas, fui dominado pelo sentimento de impotência para iniciar a anamnese. Já fiquei nervoso desde quando a “paciente” entrou no “consultório” e identifiquei suas limitações físicas. Pensei: “ai meu Deus, o que é que vou fazer?”. Cumprimentei-a e logo percebi que ela conseguia entender o que eu falava, porém não conseguia se expressar através da fala. Foi quando peguei um papel (fornecido pela equipe organizadora do curso) que continha todas as letras/números e ao perguntar o que estava sentindo, com o pé, ela apontava letra por letra até que eu conseguisse formar as frases. Assim consegui realizar algumas perguntas e dar continuidade na consulta simulada.

Bom, apesar do nervosismo inicial, consegui controla-lo ao perceber que ela me compreendia e motivado pela vontade de poder ajuda-la. Eu pensava: “É minha obrigação saber pelo menos o que ela está sentindo e tentar fazer algo para aliviar seu sofrimento”. Mas uma coisa é certa, eu não teria conseguido conduzir a consulta se não fosse o tal papel com letras e números. Isso serviu para perceber como simples instrumentos podem auxiliar na conduta da consulta.

Participar do curso Saúde em Libras, foi uma experiência transformadora em minha vida. Quero me aperfeiçoar cada vez mais para prestar um atendimento digno do que as pessoas com suas “eficiências” merecem.

Rodrigo José de Sousa Gonçalves

Discente do 3º Periodo do curso de Medicina – Paulo Afonso-BA


Recent Posts
bottom of page