top of page

Depoimentos

1º Saúde em Libras: na Psicologia


O Saúde em Libras é um evento que possibilita aprender por meio da vivência. Desde a primeira edição do evento em 2014 percebi que que a aprendizagem do cuidado só acontece de forma legítima quando aprendemos diretamente com a pessoa, pois muitas vezes a dimensão do cuidado é atravessada pela nossa ideia reduzida e, muitas vezes preconceituosa sobre o que julgamos ser o melhor meio de agir com o outro.

Aprendi que quando não sei como me comportar com uma pessoa surda, por exemplo, devo perguntar a ela como fazer, pois nem sempre os manuais da academia nos capacitam a lidar com gente e, aí corremos o risco de ver a pessoa por meio da sua deficiência ou da sua diferença e não pelo o que ela é: simplesmente pessoa. Aprendi também que não é preciso ter doutorado em LIBRAS para me comunicar com alguém surdo, o que preciso mesmo, em primeiro lugar, é querer me comunicar e quando realmente queremos a comunicação acontece.

Por fim, aprendi que por mais que aprenda ainda é pouco porque pessoas são sempre pessoas e estamos sempre em constante mudança.

Eugênia Lourenço

Graduanda em Psicologia


Recent Posts
bottom of page